Gadoo - Notícias e Curiosidades

Quando visitar o ginecologista pela primeira vez?

Compartilhe:

A adolescência é uma das fases mais delicadas e especiais na vida de uma mulher, na qual os hormônios começam a dar sinais das mudanças que começam a surgir e que traz consigo muitas dúvidas, que algumas meninas não se sentem confortáveis em tirar com suas mães.

E uma dessas dúvidas que atormentam o imaginário das adolescentes diz respeito à primeira visita ao ginecologista, afinal, para elas, não é tão simples identificar o momento ideal para que esse acompanhamento médico ocorra. Por isso, se você ainda não foi ao ginecologista e deseja tirar dúvidas sobre quando ir pela primeira vez, acompanhe algumas dicas, agora.

A hora de marcar a primeira consulta…

Muitas meninas menstruam por volta dos 8 ou 10 anos de idade e é bem possível que entre suas amigas, você encontrará alguma com a qual isso tenha ocorrido e a mãe correu para levá-la ao ginecologista da família. Será que ela está errada?


PUBLICIDADE

Segundo o ginecologista e psicólogo Jorge Serapião, essa visita tão precoce não é obrigatória se a menina apresentou apenas a primeira menstruação, chamada de menarca. Essa consulta mais precoce deve acontecer, sim, se a menina apresentar qualquer sinal de doenças, como o corrimento, por exemplo.

Mulher consultando

Saiba quando é a hora de fazer a primeira visita a um ginecologista

Sinta-se confortável para escolher o seu médico

É normal que as mães indiquem para as filhas os profissionais com os quais estão acostumadas, no entanto, isso pode causar constrangimento às filhas. Portanto, nada como você conversar com sua mãe a respeito e pedir que o médico dela indique outra pessoa de confiança, para realizar o seu acompanhamento.

E fique tranquila, porque sua mãe só saberá qualquer coisa sobre a consulta se você autorizar, pois os médicos atuam sob sigilo ético da profissão. Agora é só anotar as suas dúvidas e se preparar para ter um ótimo papo com seu médico!

Gostou? Então compartilhe:
Quer receber mais coisas interessantes? Curta nossa página no Facebook:
Deixe seu comentário:
Gadoo - Notícias e Curiosidades
© Todos os direitos reservados | Gadoo