Gadoo - Notícias e Curiosidades

Uma caminhada diária de 30 minutos traz todos estes benefícios

Compartilhe:

Todos nós sabemos que a prática de atividades físicas é extremamente importante para a nossa saúde, e a caminhada está entre os melhores exercícios para ser praticado.

Uma recente pesquisa mostrou que 40% dos adultos não caminham quase nada.

Este exercício ajuda a exercitar os músculos e queimar calorias. No entanto, suas vantagens se concentram quando nos dedicamos exclusivamente a caminhar aumentando o ritmo pouco a pouco.

O recomendado é realizar a atividade por pelo menos trinta minutos todos os dias. Veja quais são os benefícios:

Uma caminhada diária de 30 minutos traz todos estes benéficos

Post traz 10 benefícios que uma caminhada diária de 30 minutos pode trazer. Este é um ótimo exercício para ser praticado. Foto: TuaSaude

1. Fortalece o coração, prevenindo-o de doenças: a prática da atividade diariamente reduz em até 27% o risco de doenças cardíacas e acidentes cerebrovasculares. É considerado um exercício ideal para aqueles que precisam controlar a pressão alta, favorecer o sistema circulatório, reduzir o colesterol ruim e a aumentar o bom. A caminhada também favorece a saúde do coração já que aumenta o ritmo cardíaco.

1

2. Reduz o risco de uma série de doenças: pesquisas demonstram que aqueles que fazem essa atividade por 30 minutos diários tendem a sofrer menos de diabetes do tipo II, asma e alguns tipos de câncer. Pessoas que possuem uma rotina diária de exercícios físicos são menos propensas a desenvolverem câncer de cólon, mama e útero.

3. Mantém o peso equilibrado: a prática do exercício ajuda a acelerar o metabolismo, e isso irá ajudar na queima de gorduras. Além disso, a caminhada aumenta a massa e tonifica os músculos.

3


PUBLICIDADE

4. Previne a osteoporose: a caminhada estimula o fortalecimento dos ossos e eleva sua densidade. É um exercício recomendado principalmente para o público feminino, pois, além de manter a saúde das articulações, previne problemas como a artrite.

5. Ajuda a tonificar pernas, glúteos e abdômen: quando o exercício é realizado com boa postura, auxilia no fortalecimento das pernas, deixando-as mais tonificadas e firmes. Além disso, ajuda na tonificação dos glúteos. É uma atividade que ajuda a queimar gordura abdominal, favorecendo a tonificação dessa região do corpo.

5

6. Previne a demência: realizar a atividade por 30 minutos diários pode evitar a contração do cérebro, ajudando a preservar a memória com o passar dos anos.

Exercícios físicos protegem o cérebro, diminuindo o risco de demência em até 40%.

7. Eleva os níveis de energia: ao realizar a caminhada, nosso corpo fica ativo, aumenta a circulação e a administração de oxigênio a cada célula. Devido a isso, a prática ajuda a nos mantermos mais ativos, combate as quedas de energia depois do almoço e nos mantém mais despertos.

8. Combate a depressão. Pesquisas mostram que a atividade ajuda no combate à depressão e seus sintomas. Além de ajudar a sair de uma crise, também ajuda a prevenir o problema.

8

9. Evita a obesidade e o desenvolvimento de celulite: ao realizar uma caminhada, o metabolismo é ativado, e isso ajuda na eliminação de toxinas e gorduras, portanto evita a obesidade. Além de ajudar na queima de gordura, também auxilia contra a retenção de líquidos, melhora a circulação e previne a celulite.

10. Melhora o desempenho na cama: um estudo recente realizado com mulheres entre 45 e 55 anos mostrou que caminhar diariamente eleva o desejo íntimo e também a satisfação com o ato.

Atenção: consulte um profissional especializado antes de iniciar a prática de atividades físicas.

Gostou? Então compartilhe:
Quer receber mais coisas interessantes? Curta nossa página no Facebook:
Deixe seu comentário:
Gadoo - Notícias e Curiosidades
© Todos os direitos reservados | Gadoo