Gadoo - Notícias e Curiosidades

Antivírus gratuitos protegem mesmo o computador?

Compartilhe:

Existem diversos programas antivírus disponíveis no mercado, alguns gratuitos, outros não, mas todos com a mesma promessa de proteger o computador de quem optar por utilizá-lo de todo e qualquer vírus que possa afrontá-lo.

Diante deste cenário, fica difícil para as pessoas compreenderem como a empresa X fornece um antivírus gratuito e eficaz, enquanto a empresa Y cobra no mínimo R$ 50,00 por ano daqueles que optam pela proteção oferecida pelo seu software.

Parece no mínimo estranho que alguém entregue de graça algo que poderia facilmente cobrar.

A missão deste texto é trazer esclarecimento sobre o tema para as pessoas que ficam na dúvida na hora de escolher qual software antivírus utilizar: um gratuito ou um pago.

Preço é sinal de qualidade?

Muitas pessoas pensam que preço é sinal de qualidade, e isto pode até ser verdade para algumas áreas, mas não para a internet.

É claro que um produto pago traz mais credibilidade, mas isto não é regra entre os softwares antivírus.

Diversos programas antivírus pagos não tem sequer 10% da eficiência de muitos gratuitos.

Por outro lado, os bons antivírus pagos superam, em muito, as funcionalidades dos melhores antivírus gratuitos.


PUBLICIDADE

Vírus no computador

Descubra se os antivírus gratuitos são realmente eficazes

Mas enfim, os antivírus gratuitos são bons?

Não são todos, mas existem muitos antivírus gratuitos muito bons e que protegem o computador contra vírus, cavalos de tróia e spywares.

Os melhores antivírus gratuitos são versões compactas das versões pagas produzidas pela mesma empresa, mas isto não é problema na maioria dos casos, já que a proteção oferecida, mesmo sendo menor, ainda é muito eficiente para o que um usuário comum acessa em seu computador.

Antivírus gratuitos que você pode utilizar sem medo

Para os usuários das versões mais antigas do Windows o antivírus mais recomendado é o Microsoft Security Essentials, já para os que estão usando o Windows 8 ou Windows 8.1 o Windows Defender, pré-instalado na máquina já é o suficiente.

Agora se você for um usuário que não confia nos antivírus da Microsoft prefira utilizar o Avast ou então o AVG, pois são simples de instalar, usar, e principalmente, desinstalar caso não goste.

Gostou? Então compartilhe:
Quer receber mais coisas interessantes? Curta nossa página no Facebook:
Deixe seu comentário:
Gadoo - Notícias e Curiosidades
© Todos os direitos reservados | Gadoo