Gadoo - Notícias e Curiosidades

Como ser um profissional ético nas redes sociais?

Compartilhe:

Há alguns anos, houve um “estouro” na internet com a chegada das redes de relacionamento. É bem verdade que já existiam, por exemplo, as salas de bate papo. Contudo, a proposta é bem diferente daquela que o Facebook pode proporcionar, por exemplo.

O interessante é que, a cada dia, surgem novas redes, novas pessoas adentram às mesmas e nelas expõem conteúdos diversos, tanto de cunho pessoal, quanto profissional – e é aí que mora o perigo.

Ser ético nas redes sociais não é uma das tarefas mais fáceis. Por isso, atente-se a alguns pontos que não devem ser esquecidos para que você não se comprometa perante sua empresa, colocando em risco a sua imagem.

Cuidado com o que posta!

As redes sociais estão aí para que possamos expor opiniões diversas, com toda a liberdade. No entanto, tendo amizades com pessoas do seu trabalho, tome muito cuidado, afinal de contas, ficaria estranho, você enquanto um profissional sério, se expor na internet em poses sensuais, não é mesmo?

E não são só as fotos que podem causar problemas. Certas frases também têm impacto, principalmente quando alguns profissionais postam a velha frase “Graças a Deus que hoje é sexta-feira”. Para alguns chefes, esse tipo de comentário pode causar desconforto e gerar polêmica. Sendo assim, guarde-o para que o mesmo não seja usado contra você.

Redes sociais

Descubra como ser um profissional ético nas redes sociais

Não relaxe no português!

Ainda que a linguagem na internet seja mais “liberal”, permitindo algumas abreviações e gírias, procure evitar esse tipo de recurso, escrevendo corretamente, o que facilitará, em muito a compreensão da mensagem que deseja passar aos seus contatos, fortalecendo, assim, a sua imagem.


PUBLICIDADE

Assuntos da empresa? Não poste!

Tudo o que se no ambiente de trabalho deve permanecer nele, pois infelizmente a internet não é um meio seguro e somos monitorados a todo tempo. Além disso, informações sigilosas podem cair em mãos erradas, como as de um concorrente e, com isso, você prejudica a si mesmo e à sua empresa.

Portanto, evite comentários sobre trabalho nas redes. Aliás, é justamente por isso que algumas empresas adotaram os termos de sigilo, pois, se alguma informação “vazar”, elas têm como agir.

Uso das redes no horário de trabalho

Isso é uma particularidade de cada empresa, que permite ou não o seu uso. No entanto, é importante que o profissional esteja ciente de que essa permissão é feita, mas exige limites, uma vez que você está disponível para trabalhar e não para investir o seu tempo nas redes. Assim, se lhe for permitido fazer uso das redes sociais, tenha sempre em mente que ele deve ser feito sem prejuízo de seu rendimento durante o expediente.

Lembre-se: as redes sociais, se bem utilizadas, podem se tornar grandes aliadas. Quem, ao contrário, não tem sabedoria para aproveitar da melhor forma esse recurso, sai perdendo. Sendo assim, use-as de maneira consciente, expondo coisas boas, ideias construtivas e compartilhando fatos e informações saudáveis, para que você seja bem-visto em seu ambiente de trabalho, preservando, não apenas a sua imagem, mas, também, o seu emprego.

Gostou? Então compartilhe:
Quer receber mais coisas interessantes? Curta nossa página no Facebook:
Deixe seu comentário:
Gadoo - Notícias e Curiosidades
© Todos os direitos reservados | Gadoo