Gadoo - Notícias e Curiosidades

Impressoras 3D: Para que servem? Como funcionam?

Compartilhe:

Se você é uma pessoa ligada em tecnologia certamente já ouviu falar das impressoras 3D, uma das maiores inovações tecnológicas dos últimos anos.

Pode parecer incrível, mas elas já foram responsáveis pela confecção de objetos incríveis, como uma prótese utilizada para reconstrução facial de um homem, habitante do País de Gales, que havia tido o rosto desfigurado após um acidente de moto.

As possibilidades de uso das impressoras 3D são quase imensuráveis e ao longo desta página vamos trazer para você um pouco de informação sobre como funciona este fantástico invento.

Primeiramente, vamos entender o que é uma impressora 3D

Uma impressora 3D é um equipamento que imprime objetos tridimensionais projetados em um aplicativo de computador.

Está confuso né? Vou especificar melhor:

Impressão 3D da Torre Eiffel

Saiba como funciona a impressora 3D

Uma impressora 3D é uma impressora em que pode-se imprimir objetos, podendo estes ser de diversos tipos e tamanhos diferentes, e que sejam formados à partir de diversos tipos de materiais, como os pouco prováveis: ligas plásticas, tecidos humanos e até mesmo alimentos.

Sim, o negócio é meio louco mesmo!


PUBLICIDADE

Para que servem as impressoras 3D?

Como disse, essas impressoras são tão sensacionais que servem para criar praticamente tudo o que se pode imaginar.

Inclusive, o formato dos objetos criados com elas podem ser os mais variados possíveis, isto depende exclusivamente da capacidade do engenheiro/produtor de desenvolver um projeto de imagem tridimensional no formato pretendido.

Mas como funcionam as impressoras 3D?

Basicamente, as impressoras 3D funcionam da seguinte maneira: uma pessoa projeta um modelo tridimensional utilizando um aplicativo de computador e insere-o no software da impressora definindo as configurações de dimensões que deseja em sua impressão, selecionando o material a ser utilizado e demais opções, feito isto, o sofware da impressora compila estes dados e inicia a impressão.

Existem diferentes tipos de impressoras 3D, e para cada tipo existe uma forma de impressão distinta. Ademais, este é um processo bastante técnico e impossível de ser explicado em poucas palavras.

Quais as limitações das impressoras 3D?

Por incrível que pareça as impressoras 3D possuem diversas limitações, principalmente relacionadas a materiais. que podem ser utilizados na impressão de objetos.

Materiais componentes de circuitos e placas eletrônicas e peças metálicas não podem ser utilizados nos equipamentos.

De resto, quase tudo imaginável é possível se criar e imprimir com impressoras 3D.

Gostou? Então compartilhe:
Quer receber mais coisas interessantes? Curta nossa página no Facebook:
Deixe seu comentário:
Gadoo - Notícias e Curiosidades
© Todos os direitos reservados | Gadoo