Gadoo - Notícias e Curiosidades

Quebrar o terceiro pino da tomada danifica o aparelho?

Compartilhe:

Em 2013 o Brasil adotou oficialmente um novo padrão para tomadas e isto tem assombrado muita gente, pois neste novo padrão as tomadas passam a ter 3 pinos, e não 2 como antigamente.

Desde então todo equipamento elétrico fabricado para ser comercializado no Brasil deve, obrigatóriamente, ter uma tomada composta por 3 pinos, e é aí que mora o problema pois a maioria dos brasileiros não possui tomadas com entradas de 3 pinos, afinal, este não era o padrão brasileiro.

Diante deste dilema surgiram os adaptadores, pequenas peças onde pode-se inserir uma tomada de 3 pinos como entrada e ter uma saída com apenas 2 pinos, para então conectar na rede elétrica de casa.

Acontece que, cada adaptador deste custa aproximadamente R$ 10,00, e não é todo mundo que está disposto a pagar o preço e muita gente opta por quebrar o terceiro pino da tomada ao invés de usar o adaptador, deixando apenas os dois pinos laterais, como nos modelos antigos.

A quebra do terceiro pino da tomada, aparentemente não causa dano algum ao aparelho, mas dependendo de algumas situações adversas, a falta do pino pode acarretar problemas, como vou explicar melhor agora.

Antes, deixe-me explicar o porque da existência do terceiro pino na tomada

O terceiro pino do novo padrão brasileiro é o fio terra do aparelho.

Sabe aquele fio verde do chuveiro que é utilizado para evitar choques ao usuário e danos ao aparelho em casos de sobrecarga? Então, a função é a mesma.

O terceiro pino, o pino de aterramento, serve para dissipar uma possível sobrecarga na rede elétrica que poderia danificar os circuitos do aparelho ou até mesmo provocar um choque em quem o está utilizando por meio do fio terra.


PUBLICIDADE

Tomada

Quebrar o terceiro pino da tomada se tornou um mito se é correto ou prejudicial

Então quebrar o terceiro pino pode mesmo danificar o aparelho?

Na ausência do terceiro pino, caso haja uma sobrecarga na rede a mesma será transferida para o aparelho, pois não terá por onde escoar, e esta sobrecarga pode, sim, acabar danificando o aparelho.

Outro problema que você pode ter caso quebre o terceiro pino é ter de levar o aparelho para uma assistência técnica durante o período de garantia e descobrir que não terá direito a cobertura por ter danificado o equipamento utilizando-o fora de suas condições originais.

Existe algum caso especifico em que pode-se quebrar o pino sem maiores danos?

Sim, existe, e na verdade é a realidade da maioria das pessoas.

Grande parte das instalações elétricas de residências no Brasil são antigas, e antigamente pouca gente utilizava o aterramento em todas as tomadas da casa. Até pouco tempo esta prática era comum apenas para chuveiro, aquecedores, torneiras elétricas e outros equipamentos do gênero.

Deste modo, se não existe aterramento na instalação elétrica, não faz sentido haver o terceiro pino, pois não haverá por onde a corrente elétrica adicional ser dissipada.

Se você verificar as instalações elétricas de sua residência e notar que não existe aterramento nas mesmas, você pode quebrar o terceiro pino que não fará a menor diferença.

Gostou? Então compartilhe:
Quer receber mais coisas interessantes? Curta nossa página no Facebook:
Deixe seu comentário:
Gadoo - Notícias e Curiosidades
© Todos os direitos reservados | Gadoo