Gadoo - Notícias e Curiosidades

Tubarões são atraídos e tentam comer cabos de fibra óptica do Google no fundo do oceano

Compartilhe:

Após o anúncio do Google de colocar cabos de fibra óptica no fundo dos oceanos, alguns problemas surgiram. O principal foi o fato de tubarões estarem comendo os cabos pensando que são comida.

Durante o evento Google Cloud Roadshow, a empresa anunciou a iniciativa de reforço. A companhia tem mais de 150 mil quilômetros de fibra óptica espalhadas pelo mundo.

Ao que se sabe, o Google vai revestir seus cabos submarinos trans-pacíficos com “material estilo Kevlar”, a fim de protegê-los dos ataques dos animais.

Uma teoria que explica o interesse dos tubarões para com os cabos de internet estaria ligada aos impulsos elétricos enviados por eles. Estes podem de alguma forma alertar os animais de sobre potenciais presas.


PUBLICIDADE

Cabo submarino do Google atrai tubarões

Cabos submarinos do Google estão atraindo tubarões que tentam comê-los.

De maneira diferente dos cabos terrestres de fibra e dos antigos fios de cobre onde a fibra não emite campos notáveis, os cabos submarinos precisam carregar energia de alta voltagem para repetidores submarinos, resultando tanto em campos elétricos quanto magnéticos ao redor e por toda a extensão do cabo. Isso faz com que alguns tubarões confundam os campos elétricos com peixes e tentem se alimentar dos mesmos.

A intenção ao usar o material estilo Kevlar não é prejudicar a emissão de sinais elétricas, mas tornar os cabos mais seguros para o Google e para os tubarões.

Fonte: Gizmodo

Gostou? Então compartilhe:
Quer receber mais coisas interessantes? Curta nossa página no Facebook:
Deixe seu comentário:
Gadoo - Notícias e Curiosidades
© Todos os direitos reservados | Gadoo