Conheça os macacos forçados a colher coco na Tailândia
Macacos na Tailândia que foram forçados a colher cocos acabaram repercutindo e causando polêmica na internet.
Os primatas são geralmente usados por proprietários rurais da Tailândia que exploram a mão de obra deles para abastecer o mercado internacional com cocos, de acordo com informações da filial asiática da organização não governamental (ONG) People for the Ethical Treatment of Animals (“Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais”, em tradução livre, “Peta”).
Tal exploração foi revelada no ano de 2019, mas mesmo meses depois, nada aparentemente foi feito a respeito disso.
A Tailândia é o terceiro maior exportador de cocos do mundo, ficando atrás apenas da Indonésia e das Filipinas.
Porém, desde a primeira investigação realizada a respeito da exploração dos macacos, muitos varejistas de derivados de cocos disseram que as vendas caíram em cerca de 30%.
Macacos da espécie Macaca nemestrina são protegidos por lei na Tailândia. Não se pode ter esta espécie como propriedade. Infratores estão sujeitos a multa de dois anos de prisão, apesar da sentença como esta nunca ter sido aplicada.
Por fim, após divulgação da Investigação da Peta na exploração dos macacos para colheita de cocos, o site de turismo da Tailândia tirou do ar as páginas que promoviam escolas de macacos. Porém, nada foi feito um ano após as revelações, de acordo com Jason Baker, vice-presidente sênior da Peta da Ásia.
Fonte: NationalGeographicBrasil