Gadoo - Notícias e Curiosidades

10 Estratégias simples e inusitadas que vão te ajudar a acabar com dívidas e começar a ter dinheiro

Compartilhe:

A gente sabe que poupar dinheiro não é uma tarefa fácil pra quem recebe um salário mínimo ou algo próximo disso, não é verdade?

Mas agora vamos trazer algumas dicas diferentes e inusitadas para que você possa economizar e assim pagar suas dívidas de uma vez por todas.

Mas se você não possui dívidas e quer apenas começar a fazer seu dinheiro sobrar, essa dica também vai cair muito bem pra sua vida!

Confira e pare de sofrer por questões financeiras de uma vez por todas!

A primeira coisa a se fazer com o dinheiro que sobra é priorizar o pagamento das dívidas

As dívidas são uma das primeiras coisas que levam ao estresse, e quem anda estressado(a) não consegue render no trabalho. A consequência disso tudo é ser menos produtivo(a) e assim sofrerá mais para ganhar dinheiro.

Portanto, tenha força de vontade, planejamento de curto prazo e tente pagar suas dívidas. Acabe com as despesas que podem ser desnecessárias e retire táxis e ubers do orçamento quando pode andar de ônibus.

As únicas coisas que devem estar no seu orçamento são aluguel, alimentação e as taxas de energia elétrica, água e internet.

As dívidas devem ser pagas começando sempre da menor para a maior. Esse é um dos mais aconselháveis métodos psicológicos para o pagamento das dívidas.

Pare de comprar coisas desnecessárias e quando quiser, não use o cartão de crédito. Não pague sequer as coisas necessárias com cartão de crédito, porque tecnicamente isso vai elevar sua dívida. Tente juntar o dinheiro e sempre pagar à vista.

Defina metas diretas e específicas

Definir um objetivo para poupar é importantíssimo, pois isso não te permitirá gastar o dinheiro de forma displicente. Por exemplo, uma meta de comprar um apartamento pode parecer intangível, mas cada detalhe do planejamento (bairro, número de quartos, detalhes do imóvel) vai te fazer ter a sensação de estar mais próximo(a) da meta de acordo com cada valor economizado.

Faça pagamentos obrigatórios imediatamente após receber seu salário – guarde o restante

Aquelas despesas certas de todo mês devem ser pagas na hora que você receber seu dinheiro. E isso também inclui o percentual que escolher poupar do seu salário.

Ao pagar tudo que precisa na hora que receber o dinheiro você terá uma melhor visualização do que resta para organizar seu dinheiro corretamente.

Você pode até mesmo configurar o pagamento por débito automático para evitar atrasos e juros.

Faça compras quando não estiver de cabeça quente

As compras feitas sem planejamento, movido à emoção, são as mais perigosas. Não é que isso seja errado, já que pode nos fazer sentir bem. Mas elas podem também fazer o sentido inverso, nos colocando culpa e nos fazendo decepcionar após a realização da compra.

Então adie as compras que desejar, assim poderá pensar melhor se realmente é necessário investir o dinheiro.


PUBLICIDADE

Use cartões de crédito que fornecem cashback, pontos ou outros bônus

Hoje em dias os bancos oferecem bônus por uso do cartão de crédito e até mesmo de débito, com reembolsos ou pontos para milhas por exemplo. Assim você poderá viajar com os benefícios que o cartão de oferece. Portanto é sempre bom verificar as vantagens para usar o mesmo cartão sempre que precisar fazer compras.

Defina as prioridades durante as compras

Antes de fazer compras pesquise todas as alternativas para escolher o que melhor se encaixa de acordo com sua exigência e necessidade.

Você pode comparar também com o que poderia comprar se pagasse a mesma quantia em dinheiro em outra coisa. Assim saberá o que de fato é prioridade para você.

Por exemplo, você pode preferir viajar a comprar um novo smartphone. Assim poderá poupar dinheiro com a troca de seu aparelho atual para que possa fazer aquela viagem dos sonhos.

O mesmo vale ao contrário. Você pode preferir fazer fotos incríveis para sua conta de Instagram ao invés de viajar. Então opte por um aparelho que vai solucionar sua necessidade. Então sempre compare e pense o que é sua prioridade.

Não dê bola para as publicidades

Essas publicidades com desconto ou promoção podem te fazer pirar. Então tente evitar dar bola para elas. Bloqueie o navegador do seu computador na área de publicidades usando um app para isso, cancele as inscrições de emails de lojas que já comprou ou desative as notificações dos apps que podem te levar a gastar.

Use a tecnologia para te ajudar a poupar

No exemplo da imagem, há torneiras que ajudam a gastar menos água. Então mesmo que elas custem mais do que as comuns no primeiro momento, no futuro a economia será evidente.

Escolha eletrodomésticos que tenham baixo consumo de energia elétrica, opte sempre por usar o ferro de passar roupas quando tiver uma boa pilha para passar de uma só vez. Se possível coloque placas de energia solar para economizar a energia elétrica consumida no chuveiro.

Preste atenção aos detalhes quando for tentar gastar menos

Você pode sim comprar produtos mais baratos, mas vale prestar atenção porque muitas vezes o “barato sai caro”.

Por vezes é melhor comprar algo mais caro e que vai durar por muito mais tempo do que comprar o mais barato e logo ter que comprar novamente outro item para substituir pelo fato daquela aquisição não durar.

Isso é muito comum em roupas e calçados. Eles podem ser mais caros algumas vezes, mas você saberá que durarão por alguns anos.

Use aplicativos de celular para controlar as finanças

Hoje em dia existem diversos aplicativos que ajudam a controlar as finanças. Neles você pode reunir as notas fiscais e anotar todos os valores gastos.

Se desejar use um caderno ou agenda de papel, mas o app será mais prático para que você nunca se esqueça de anotar o que gastar.

Assim você poderá ver onde está consumindo seu dinheiro e conseguirá criar estratégias eficientes para poupar.

Gostou? Então compartilhe:
Quer receber mais coisas interessantes? Curta nossa página no Facebook:
Deixe seu comentário:
Gadoo - Notícias e Curiosidades
© Todos os direitos reservados | Gadoo