Gadoo

10 produtos cuja validade vai muito além da data indicada na embalagem

Muitos produtos que consumimos no dia a dia têm prazo de validade curto, e algumas vezes precisamos jogar fora itens que sequer consumimos. Mas você sabia que é possível consumir certas coisas mesmo fora do prazo de validade?

Claro que o prazo de validade é importante para o consumidor, por desta forma ele sabe ao certo o prazo que o fabricante garante que seu produto esteja perfeito para o consumo.

Só que em alguns casos o alimento ou o produto de limpeza podem durar bem mais do que a data especifica na embalagem do produto.

Abaixo trazemos uma lista com exemplos de produtos que podem ser consumidos por muito tempo após o prazo de validade estabelecido pelo fabricante. Veja só:

Protetores solares

Protetor solar não estraga após dois anos do primeiro uso. Protegê-lo de umidade e do contato com bactérias e partículas de sujeira vai ajudar a manter seu protetor por longo período.

Absorventes externos e internos

Tanto os absorventes internos quanto os externos, se armazenados corretamente, podem ser usados por cinco anos após a data da fabricação. Mas lembre-se de que umidade pode ser um problema, portanto os mantenha em um local seco, e não no banheiro.

Sombras para os olhos

Especialistas dizem que as sombras secas podem ser armazenadas por muito tempo sem perder suas propriedades. Mas lembre-se de manter aplicadores e pincéis de maquiagem em boas condições. Lave-os frequentemente ou substitua-os por novos sempre que necessário.

Leite

Leite pasteurizado pode sobreviver muito além da validade. Uma semana após o vencimento não será problema consumi-lo. Mas sempre verifique se não há cheiro azedo e se o leite não está coalhado. Caso isso não aconteça, tudo bem, pode consumir com segurança.

Ovos

Ovos podem ser consumidos por três a cinco semanas após a compra. Apenas lembre-se de armazená-los na geladeira.


PUBLICIDADE

Iogurte

Já o iogurte pode ser consumido até duas a três semanas após a data de validade, mas é preciso que ele seja pasteurizado e mantido fechado na geladeira. Se você congelá-lo poderá consumi-lo mesmo dois meses depois.

Chocolate

Uma barra de chocolate de boa qualidade dura várias semanas após a validade se for armazenada em local seco, escuro e com temperatura não superior a 20º. Aquelas manchas brancas que se formam não significam que o chocolate está estragado, mas sim é causada por mudanças de temperatura (o que não é prejudicial à saúde).

Batatas chips

Este tipo de aperitivo não é tão saudável, mas graças aos conservantes podem ser consumidos após dois ou três meses da data de validade.

Mostarda

Já a mostarda pode ser consumida um ano após aberta, se for mantida na geladeira (mas veja se o cheiro e a cor estão ok antes de usar).

Especiarias

Especiarias secas podem ser consumidas por dois ou três anos após a compra. Mantenha em recipiente hermeticamente fechado, em local seco e arejado.

Fonte: IncrívelPexels
Sair da versão mobile