Gadoo - Notícias e Curiosidades

O que pode acontecer com seu corpo se você passar a ir dormir às 22h

Compartilhe:

Você já se perguntou o que pode acontecer com seu corpo se você passar a ir dormir às 22h?

É exatamente isso que famosas como Kim KardashianAnna Wintour e Oprah Winfrey já fazem. E pelo visto essas mulheres sabem das coisas, já que dormir cedo pode trazer grandes benefícios para a saúde do corpo e da mente.

Agora você saberá porque tanta gente bem sucedida escolher ir dormir cedo, em detrimentos a tantos que madrugam antes de se deitar.

Veja a lista abaixo e entenda as vantagens de ir dormir às 22h:

 

Aproveitamos o máximo do sono

O nosso sono se divide em ciclos leves e pesados de 90 minutos, saindo da fase não-REM para a fase REM (do inglês a sigla quer dizer rapid eye movement, ou movimento rápido do olho).

A fase mais profunda e reparadora do sono ocorre entre 22h e 2h da manhã. Assim, para se sentir mais descansado, é necessário se deitar mais perto desses horários.

Segundo um estudo, dormir mais cedo e por mais tempo evita que tenhamos pensamentos preocupantes e negativos, daqueles que podem causar insônia.

 

O corpo consegue manter uma melhor forma

Na fase mais profunda do ciclo do sono, o corpo está em processo de autorecuperação e produz hormônios ligados ao crescimento e à reparação.

Essa atividade é necessária para que possamos estar na nossa melhor forma no dia seguinte, algo importantíssimos principalmente para quem pratica atividades físicas.

Os níveis de estresse tendem a cair

Dormir pouco pode causar estresse em decorrência dos altos índices de cortisol, o hormônio do estresse. Quando o organismo está cheio desse hormônio, podemos ter mais ansiedade.

E quando passamos a deitar mais cedo, acabamos dormindo por períodos mais longos e controlamos assim o nível de cortisol.


PUBLICIDADE

Os riscos de adoecer diminuem

Vários estudos evidenciam que dormir mais cedo é mais saudável do que trabalhar em turno noturno ou ficar acordado simplesmente porque gosta.

Pessoas que não conseguem dormir bem apresentam maior chance de desenvolver doenças como diabetes tip0 2, problemas cardíacos e hipertensão.

De acordo com pesquisadores, a fase do sono profundo, aquela entre 22h e 2h da manhã, é muito importante para nossas células imunológicas.

Pessoas que não dormem profundamente apresentam menor resposta de anticorpos contra vírus, o que pode lhes causar mais facilidade à ficar doentes.

A pele não envelhece precocemente

De acordo com um estudo, pessoas que dormem menos desenvolvem envelhecimento precoce.

Conforme o ciclo de sono durante a noite vai perdendo sua vitalidade (com o avanço da idade), e se o processo metabólico não é feito de forma correta, há maiores chances de surgimentos de rugas, manchas e traços físicos na pele.

Controlamos melhor nossas emoções

Estudos revelaram que quem dorme o suficiente pode ser mais feliz, ao contrário das pessoas que dormem pouco.

Além disso, dormir mais cedo pode fazer você acordar mais cedo, o que é ótimo para quem deseja tomar sol e produzir serotonina, hormônio ligado ao bem-estar.

Ficamos capazes de entender melhor as emoções alheias

Certa pesquisa revelou que uma noite bem dormida faz ficar mais difícil identificar emoções como felicidade e tristeza.

Segundo o estudo, sinais mais sutis de emoção podem passar despercebidos, o que indica ser quase impossível registrar essas pistas para revelar se uma pessoa está ou não sendo sincera.

Em contrapartida, sensações de raiva e medo são facilmente percebidas, talvez pelo fato de se tratarem dos nossos instintos mais primitivos, ligados à necessidade de sobrevivência e compreensão do perigo.

Fonte: Incrível

Gostou? Então compartilhe:
Quer receber mais coisas interessantes? Curta nossa página no Facebook:
Deixe seu comentário:
Gadoo - Notícias e Curiosidades
© Todos os direitos reservados | Gadoo