Um estudo descobriu uma maneira de os alimentos se tornarem mais saborosos sem receberem qualquer ingrediente durante seu preparo.
O estudo, conduzido por pesquisadores, engenheiros e radiologistas, constatou que, independentemente do que for comer, tudo que você tem que fazer é “respirar”.
Realizar pacientemente e de forma constante a respiração aumenta as nossas percepções dos compostos voláteis produtores do odor dos alimentos, produzindo assim um sabor mais rico.
Quando você se inclina sobre um prato de comida e sente o seu cheiro, os aromas entram no corpo através das narinas e passam para a parte de trás da boca, onde o fluxo de ar forma uma corrente que os impede de escapar para os pulmões, de acordo com o que foi publicado no Medical Daily.
PUBLICIDADE

Ao expirar, o ar que prende os compostos produtores do odor se move para a parte de trás da boca e para a cavidade nasal, onde são processados pelas células olfativas.
Uma fina camada de tecido sensorial revestida de muco recebe os cheiros.
Mas a velocidade com que uma pessoa respira altera a eficácia com que os tecidos fazem isso. Quanto mais lento você o fizer, melhor o tecido perceberá os compostos.
Esta foi a primeira vez que este mecanismo particular foi estudado detalhadamente.
Fonte: Metro