Casal morre poucas horas depois de fritar e comer peixe baiacu no almoço
Um casal de idosos da Malásia morreu após comer um baiacu venenoso comprado de um fornecedor na internet, provocando pedidos por leis mais rígidas no país.
Ng Chuan Sing e Lim Siew Guan, ambos com oitenta e poucos anos, começaram a sofrer de “dificuldades respiratórias e calafrios”. Isso ocorreu logo após comer a polêmica iguaria, que é altamente tóxica em algumas partes e cujo cozimento é regido por leis rígidas em alguns países.
Ng entrou em coma por oito dias antes de morrer na manhã de sábado, enquanto Lim foi declarado morto às 19h do mesmo dia. Sua filha, Ng Ai Lee, pediu leis mais rígidas na Malásia, onde pelo menos 30 espécies de baiacu são comuns. Ela pede também responsabilização dos envolvidos na morte de seus pais.
Embora a lei da Malásia proíba a venda de alimentos venenosos e nocivos, como a carne de baiacu, o peixe é considerado exótico e vendido em muitos mercados úmidos do país.
Alerta sobre os perigos do peixe baiacu venenoso
Especialistas alertam para os perigos do consumo do baiacu venenoso, que contém altos níveis de tetrodotoxina e pode levar à morte. Por fim vale lembrar que no Japão e na Coreia apenas chefs com pelo menos três anos de experiência têm permissão legal para prepará-lo. Lá o peixe é uma iguaria.
A morte do casal provocou protestos públicos e manifestações de solidariedade, mas agora as autoridades estão investigando quem vendeu o peixe para eles.
O departamento de saúde do país está conversando com a Autoridade de Desenvolvimento de Pesca da Malásia e especialistas locais no assunto para aumentar a conscientização pública sobre os perigos do baiacu venenoso. Enquanto isso, o público é aconselhado a ter cuidado ao escolher alimentos com riscos conhecidos.
Fonte: DailyMail