Gadoo - Notícias e Curiosidades

Médicos pela primeira vez transplantam com sucesso rim de porco para um ser-humano

Compartilhe:

Em um transplante inédito, cirurgiões dos Estados Unidos conseguiram colocar um rim de porco em uma paciente humana com sucesso, sem que o organismo rejeitasse o novo órgão.

A operação ocorreu em Nova York, no centro médico acadêmico NYU Langone Health. o rim utilizado no procedimento foi retirado de um porco modificado geneticamente para eliminar as moléculas que poderiam levar à rejeição do órgão na paciente humana, de acordo com informações da agência de notícias Reuters.

A cirurgia representa a possibilidade do fim das filas gigantescas de pessoas que aguardam por transplante de rim nos sistemas de saúde do mundo inteiro.

Transplante de rim de porco em humano tem sucesso nos Estados Unidos

A paciente que recebeu o transplante havia tido morte cerebral, e seus familiares permitiram que a cirurgia ocorresse antes que os equipamentos que a mantinham viva fossem desligados. Quem conduziu a operação foi o médico-cirurgião Robert Montgomery.

Prédio do centro médico NYU Langone Health, onde a cirurgia ocorreu

Para o jornal americano The New York Times, o professor de transplantes Dorry Segev, da Escola de Medicina Johns Hopkins, que não participou da pesquisa, relatou que a cirurgia é um avança grande: “Mas ainda precisamos saber mais sobre a longevidade do órgão”, afirmou.

Busca por rim é um grande problema no mundo

Hoje em dia mais de 50 mil pessoas esperam por transplante de algum órgão no Brasil, de acordo com dados do Ministério de Saúde divulgados pela CNN Brasil. A maior parte desses pacientes espera por rim ou córnea.


PUBLICIDADE

Nos Estados Unidos acredita-se que esse número passe de 90 mil pessoas, especificamente aguardando por um rim.

Gostou? Então compartilhe:
Quer receber mais coisas interessantes? Curta nossa página no Facebook:
Deixe seu comentário:
Gadoo - Notícias e Curiosidades
© Todos os direitos reservados | Gadoo