Gadoo - Notícias e Curiosidades

O que poderia acontecer se o asteroide Apophis atingir a Terra em 2029?

Compartilhe:

Segundo cientistas do Instituto de Pesquisa do Sudoeste, em San Antonio, no Texas (Estados Unidos), um asteroide de 9,6 quilômetros de largura foi responsável por formar a cratera Chicxulub, na península de Yucatan, no México, que levou à extinção dos dinossauros ao se chocar com o planeta Terra há mais de 66 milhões de anos.

O choque com a Terra também matou cerca de 75% de todas as espécies de animais do planeta, ocasionando a maior extinção em massa vista até hoje na história.

Por conta desse episódio, o tema asteroide sempre causa curiosidade no ser humano. E agora um novo asteroide, o Apophis, vem levantando atenção pelo fato de se aproximar do nosso planeta. Na verdade sua aproximação real se dará em abril de 2029, momento em que ele passará muito perto do nosso planeta (40 mil quilômetros de distância), ou seja, um décimo da distância entre a Terra e a Lua.

Asteroide Apophis poderia causar danos devastadores

Mas o que poderia acontecer se esse asteroide fosse arrastado para nossa órbita?

Uma catástrofe poderia surgir

Segundo cálculos de cientistas da NASA, realizados no ano de 2004, havia uma chance grande do corpo espacial atingir nosso planeta. Porém as últimas atualizações já descartaram essa hipótese, já que há grandes variações de posicionamento realizadas entre a Terra, o asteroide Apophis e o Sol. Mesmo assim descartar totalmente essa possibilidade não é possível ainda.

Tal asteroide possui 270 metros de altura, pouco menor que a Torre Eiffel, e tem potência de 880 megatons de energia (a bomba de Hiroshima liberou somente 0,15 megatons quando atingiu o Japão).


PUBLICIDADE

Os danos podem varias de acordo com a parte da Terra que for atingida, no caso desse choque. Para efeito de comparação, as bombas Little Boy e Fat Man, da Segunda Guerra Mundial, mataram aproximadamente 200 mil pessoas. Um asteroide da magnitude do Apophis poderia fazer cidades como Londres, de 1572 km², desaparecerem em segundos.

Felizmente as chances disso acontecer são pequenas, considerando que 75% do nosso planeta é coberto por oceanos. Mesmo assim, se o asteroide atingir o oceano, isso pode também ser catastrófico.

Isso porque se formariam ondas gigantescas em todas as direções, e tais tsunamis devastadoras poderiam matar milhares de pessoas.

Tsunamis poderiam ser causadas pelo impacto de um asteroide

Mas mesmo que isso ocorresse, não seria suficiente para causar uma extinção em massa. Porém os impactos lançariam uma enorme camada de detritos e poeira para a atmosfera, ocasionando em mudanças climáticas severas.

Apesar de ser algo catastrófico, podemos nos tranquilizar pois tais chances disso ocorrer são praticamente nulas. Além do mais, não há nada que possamos fazer para impedir que qualquer objeto Potencialmente Perigoso se choque contra a Terra.

 

Fonte: Megacurioso e Olhardigital

Gostou? Então compartilhe:
Quer receber mais coisas interessantes? Curta nossa página no Facebook:
Deixe seu comentário:
Gadoo - Notícias e Curiosidades
© Todos os direitos reservados | Gadoo