Gadoo - Notícias e Curiosidades

Castanha crua – um perigo à sua saúde

Compartilhe:

Quem é que não gosta de bater um papo super informal com os amigos e apreciar um bom aperitivo? Algumas pessoas, nessas reuniõezinhas, optam por servir castanha de caju que, aliás, é uma delícia, não é mesmo?

Contudo, é importante saber que para consumi-la, em hipótese alguma, a mesma deve estar crua. Por quê? Saiba o real motivo, a seguir.

Castanha crua, não. Castanha torrada, sim!

O caju pode ser adquirido inteiro, mas não é aconselhável o consumo da castanha assim, crua, pois na casca é encontrada uma substância que causa vermelhidão e algumas irritações na pele. Mas esses são os sintomas mais “fracos”, pois, segundo algumas pesquisas já realizadas, esse tóxico pode também ser fatal, dependendo da quantidade que a pessoa consumir.

As próprias pessoas que colhem o caju possuem as mãos até mesmo rachadas por conta dessa substância chamada urushiol. Aliás, é tão forte e tóxica essa substância que pode ser encontrada na hera venenosa. Então, o que é aconselhado é a utilização de luvas para descascar e retirar a castanha.


PUBLICIDADE

Castanha torrada

Castanha crua não – torrada sim

Torrando a castanha

Para que você possa comê-la tranquilamente, após a retirada da casca, a castanha passa por alguns processos no meio industrial, tais como: o cozimento, retirada da casca, estufamento, entre outros processos.

Os indígenas, por exemplo, torram a castanha de outra forma possível também que é através do fogo, simplesmente. Retiram a casca, que é onde contém o tal líquido e ingerem.

Agora que já sabe o porquê de comer a castanha torrada, não deixe de ingeri-la de vez em quando, pois é um alimento que pode contribuir muito para o nosso organismo, já que possui diversas vitaminas: ferro, cobre, zinco e muito mais.

Fica o alerta também, pois são poucas as pessoas que sabem dessa substância tóxica capaz de causar sérios problemas à saúde.

Gostou? Então compartilhe:
Quer receber mais coisas interessantes? Curta nossa página no Facebook:
Deixe seu comentário:
Gadoo - Notícias e Curiosidades
© Todos os direitos reservados | Gadoo