Gadoo - Notícias e Curiosidades

11 coisas comuns nas casas brasileiras que são raras em outros países

Compartilhe:

As casas brasileiras são pra lá de diferentes, já que em lugares distintos, a arquitetura local dita o estilo das construções. E por ser um país de proporções continentais, o Brasil possui diversas fachadas delas. Mas engana-se quem pense que as residências brasileiras podem ser completamente diferentes umas das outras.

Isso porque, apesar de muito variar o layout, algumas coisas que encontramos nas casas não mudam nada de uma para a outra.

Só que se você pensa que isso acontece porque é comum encontrar, por exemplo, filtro de barro em todas as casas, você se engana. Tais itens que mostraremos são comuns por aqui, mas fora do Brasil são raros de se ver.

Veja a lista de imagens abaixo, e se divirta com 11 itens de decoração ou construção que encontramos corriqueiramente em nosso Brasil, mas que fora dele é difícil de se ver. Confira:

1. Cesto de lixo no banheiro

No Brasil as lixeiras de banheiro são encontradas ao lado do vaso sanitário. Isso porque é comum descartar o papel higiênico nelas. Fora daqui também há lixeiras nos banheiros, mas elas são vistas próximas da pia, para descartar outros elementos. Nesses países há tubulação e encanamento próprios para receber o papel higiênico que é descartado diretamente no vaso sanitário.

2. Chuveiro Elétrico

Uma criação brasileira, idealizada por Francisco Canhos Navarronos anos de 1920, foi o chuveiro elétrico, que foi patenteado pela empresa Lorenzetti na década de 1950 quando começou a produzi-los industrialmente. O chuveiro pode ser encontrado em outros países, mas muitos estrangeiros acham estranho um item com fios elétricos expostos fazer parte de um cômodo tão úmido.

3. Filtro de barro

Entre o final do século XIX e o começo do XX, com a vinda dos imigrantes europeus que chegaram com velas de filtragem usadas em filtros de ferro ou pedra, se criou no Brasil o filtro de barro. Um utensílio que permite manter a água fresca e limpa para o consumo. Em alguns países é comum beber água diretamente da pia, portanto quando veem um filtro como este, se surpreendem.

4. Tomada com Três Pinos

Até o ano de 2011, no Brasil, existiam diversos modelos de tomadas para os mais variados aparelhos. Após a data, instituiu-se a obrigação do uso de tomadas de três pinos, uma maneira de dar mais segurança e evitar o uso de adaptadores, que podem causar acidentes. O modelo é o chamado tipo N e só é encontrado aqui. Por isso é importante sempre levar um adaptador para viagens fora do país.

5. Interruptores no Banheiro

Países como IrlandaItália e Reino Unido têm interruptores do banheiro instalados do lado de fora do cômodo. Existem também aquelas cordinhas para acender a luz, comum de se ver em desenhos animados. Obviamente nas casas mais modernas eles podem não estar mais presentes, até mesmo porque a tendência é que se faça tudo pelo celular no futuro.

5. Coador de Café

O Brasil é um país famoso pela produção de café, e aqui o mais tradicional método é com coador de pano. Em outros países a prensa francesa ou a bebida preparada diretamente das máquinas são mais comumente encontradas.


PUBLICIDADE

6. Tomadas elétricas

Secador de cabelo no banheiro não é algo comum de se ver fora daqui. Em vários países isso é visto como perigoso, já que o banheiro é uma área úmida. No Reino Unido só é permitido instalar esse aparelho com no mínimo 3 metros de distância de banheiras ou chuveiro.

7. Ralo no Banheiro

No Brasil as pessoas lavam o banheiro jogando água e esfregando, mas no exterior apenas se passa pano. Mas isso tem uma explicação lógica. Aqui os pisos são geralmente frios, enquanto em vários locais da Itália e Estados Unidos, por exemplo, se usam madeira, o que não permite jogar água em demasia.

8. Tanque e Lavanderia

No Brasil é comum um cômodo ser destinado à lavanderia da casa, tendo tanque, máquina de lavar roupa e às vezes secadora. Muitas vezes encontramos também aquele tanquinho. Em outros países a máquina de lavar geralmente se encontra embutida na cozinha ou no porão da casa.

9. Frio sem Aquecedor

O Brasil tem um clima tropical, e por isso não é comum encontrarmos por aqui casas com aquecedor (a não ser que elas sejam construídas em locais mais frios, como serras, por exemplo). Fora daqui, pelo severo inverno que muitos países passam todos os anos, é preciso a implantação de um sistema de aquecimento para que os habitantes da casa possam tenham conforto. Tal sistema é usado mesmo quando não está tão frio (entre 15º e 5º).

10. Lixeira de Pia

Aqui o sistema de reciclagem não é tão comum, portanto restos de comida, cascas de fruta e outros lixos comuns na cozinha vão para uma lixeira convencional. Fora daqui é muito comum que as cozinhas tenham triturador instalado na pia.

11. Janelas no Banheiro

As casas por aqui têm uma janela mais discreta no banheiro, apenas para entrada de luz e saída de umidade. No exterior é comum nem haver janelas, e para resolver a questão da umidade eles usam exaustão interna no cômodo. Porém, na Itália é comum janelas grandes, o que pode ser meio constrangedor para nós.

12. Interfones

Por aqui os interfones possuem números, mas fora eles utilizam o sobrenome do morador.

Fonte: Incrível

Gostou? Então compartilhe:
Quer receber mais coisas interessantes? Curta nossa página no Facebook:
Deixe seu comentário:
Gadoo - Notícias e Curiosidades
© Todos os direitos reservados | Gadoo