Enfermeira morre após tentar fazer lipoaspiração em si mesma
Uma enfermeira no estado de Morelos, no México, perdeu tragicamente a vida depois de tentar realizar uma lipoaspiração em si mesma em uma clínica de cirurgia estética. De acordo com relatos, a médica, identificada apenas como “Carina”, de 30 anos, não tinha nenhum treinamento em anestesia antes de administrar uma substância a si mesma em 23 de março.
Ela foi encontrada em um médico ansioso em Cuernavaca, onde a clínica está localizada, após tentar fazer uma lipoaspiração em sua própria barriga. Ela acabou morrendo por causa de uma parada cardiorrespiratória. Para tentar salvá-la, um colega de trabalho ligou para o serviço de emergência e tentou reanimá-la no local, mas infelizmente, sem sucesso. Ela faleceu quando chegou a uma clínica médica.
O incidente aconteceu na Clínica Samper e o proprietário, Dr. Rolando Samper Mendoza, disse que Carina morreu depois de ter tomado uma quantidade excessiva de anestésico. Ele afirmou que estava participando de uma conferência para a Associação Mexicana de Cirurgia Plástica, Estética e Reconstrutiva em Guadalajara na época.
Ela não tinha autorização
O Dr. Samper Mendoza disse que uma das suas enfermeiras, sem a sua autorização ou permissão, decidiu por conta própria realizar uma lipoaspiração abdominal com anestesia local, mas ela não estava sequer em uma sala de cirurgia adequada. Ele chamou isso de “abuso de confiança” e afirmou que Carina morreu como resultado da absorção maciça de anestésico que ela mesma administrou.
O Dr. Samper Mendoza, um defensor de uma melhor regulamentação da cirurgia plástica no México, disse que ajudaria as autoridades em sua investigação.
A lipoaspiração é um procedimento estético que visa remover gordura indesejada do corpo. É indicada para áreas onde a gordura pode se acumular, como coxas, barriga, nádegas e quadris. O processo envolve anestesia geral e a utilização de medicamentos para reduzir a perda de sangue, hematomas e inchaço. Um pulso de laser ou jato de água de alta pressão é utilizado para quebrar as células de gordura, e então, uma pequena incisão é feita e um aspirador é usado para drenar a gordura. É um procedimento extenso que pode levar de uma a três horas e não deve ser realizado por profissionais não médicos sem o equipamento adequado.
Por fim é bom ressaltar que este trágico incidente destaca a importância de procurar profissionais devidamente qualificados e treinados para realizar procedimentos cirúrgicos. Procedimentos assim, especialmente aqueles que envolvem anestesia e sedação, são mais arriscados. Portanto, a busca por um corpo perfeito não pode ser mais importante do que a vida.
Fonte: Mirror