Um homem de 75 anos se curou de uma infecção intestinar grave ao receber um transplante de fezes de sua filha.
Len Barnes sofria constantemente com diarreias e perdeu quase 20 quilos em decorrência de seu problema. Ele vinha sofrendo com Clostridium difficile, bacilo responsável por doenças gastrointestinais associadas a antibióticos.
O paciente de Eaglescliffe, Inglaterra, passou por diversas tentativas frustradas de tratamento, incluindo o uso de uma série de antibióticos.
O homem acabou sendo surpreendido pelo consultor gastroenterologista Chris Wells, o qual sugeriu a realização de um transplante fecal. “Nunca havia escutado falar disso antes. Pensei que ele estava brincando”, comentou Len.

O médico explicou que a mistura das fezes saudáveis com sua própria juntamente de água traria bactérias saudáveis que seriam capazes de “brigar” com as suas próprias.
PUBLICIDADE
Sua doadora foi a própria filha, Debbie, de 52 anos. Ela teve suas fezes examinadas para constatar que estava livre de bactérias nocivas.
O transplante ocorreu no dia 13 de março deste ano. O procedimento levou cerca de uma hora.
O paciente recebeu uma quantidade de sedativos, mas conseguia perceber tudo o que ocorria num monitor na unidade de endoscopia.
No dia seguinte ele recebeu alta e voltou para casa. Hoje, quatro semanas após o transplante, o homem se diz saudável e não sofreu mais com os problemas relacionados à infecção intestinal.
“Transplante fecal não soa muito bem, mas é um remédio muito eficaz em pacientes como Len, que têm uma infecção intestinal grave”, concluiu Dr. Wells.
Fonte: Mirror